sexta-feira, 18 de setembro de 2009

403 - Till Tappes

Antigamente as pessoas não tinham muito o que fazer. Imagine uma época em que não existia internet, televisão e nem mesmo rádio ou cinema. Então, uma das diversões favoritas das pessoas era pregar peças nos outros. Em outras palavras, elas gostavam de fazer uma arte. Ou, ainda, aplicar um trote. Repare como estas palavras são antigas.
Assim surgiam histórias (ou casos) que eram contadas em rodas de amigos regadas a chimarrão ou cachaça.
Num livro escrito por Max Adolfo Oderich, encontramos vários relatos deste modo que os antigos tinham de se divertir. Um exemplo disto é a história da peça aplicada por Adolfo e Carlos Henrique Oderich no seu vizinho Antônio Rühe. O vizinho que era inimigo de guerra dos Oderich.
Mais característico ainda é o caso do Till Tappes. Um trote que era costume aplicar em pessoas desconhecedoras deste costume.
Na sua crônica, Max Oderich fala de um caso que teria ocorrido no Caí, tendo como vítima um caixeiro viajante. Na mesma crônica ele nos esclarece a origem do nome Till Tappes. Que, pelo visto, vem de muito longe e remonta à antiga Alemanha.
Segundo ele, a palavra Till vem do nome de um humorista alemão do século XIV, chamado Till Eulenspiegel e da palavra tappes que, em alemão dialetal, significa simplório. Till Tappes, portanto, significa algo como "Till, o simplório".

2 comentários:

  1. De fato, confirma-se a referência à Alemanha...
    Quando da apresentação da peça teatral "Esperando o Thiltapes" em Tupandi, estavam na plateia os alemães Freimut e Erika Stephan, que relembraram as histórias antigas do ser mitológico na Europa.

    A caça ao Thiltapes faz parte dos folclóricos trotes em acampamentos, havendo sempre alguém que se preste a segurar um saco aberto, junto a uma mata, esperando que o tal Thiltapes entre nele.

    Em Alto Feliz, há alguns anos, um homem colocou o seu "candidato a genro" parado junto a uma toca, no mato, segurando um saco a espera do Thiltapes. E para a surpresa geral, ele pegou um (um tatu, que saia da toca)

    Estória ou história, isso não se sabe, contudo, que o Thiltapes existe, ele existe. Que provem o contrário...

    ResponderExcluir
  2. Olá, pessoal!
    Till Eulenspiegel - Richard Strauss
    Minha area é a música. Peço ajuda.

    Já sabemos a etmologia de Eulenspiegel, mas qual é o significado real de Till? É simplesmente um nome? Ou seria "simplório"? Que sisnificado tem a palavra Till?

    Alguém de família alemã provavelmente poderia nos ajudar? Por favor...Gosto de buscar as origens das palavras...

    Lazaro65

    Meu site de música: www.eliteclasica.com

    Agradecimentos mil...

    lazaromusik@gmail.com

    ResponderExcluir