quinta-feira, 17 de setembro de 2009

401 - Vizinhos "inimigos"

"Todo dia, fizesse chuva ou sol, Antônio Rühe comparecia pontualmente às 14:30 horas, no escritório da fábrica de conservas de Carlos H. Oderich & Cia, para fazer a leitura do Correio do Povo.
No decorrer da Primeira Guerra Mundial, esta leitura era invariavelmente seguida de uma discussão sobre o desenvolvimento da mesma, com o senhor Adolfo e seu filho Carlos H. Oderich.
Nesta guerra defrotavam-se, de um lado, os países aliados (França, Inglaterra, Rússia etc) e, de outro, os Impérios Centrais (Alemanha, Áustria, Hungria e Turquia). O "róseo", como também era conhecido o Correio devido à cor característica do papel em que era impresso, estava a soldo dos Aliados para publicar apenas notícias favoráveis a eles.O seu Adolfo, como bom alemão que era, foi obrigado a assinar também o jornal Neue Deutsche La Plata Zeitung, de Buenos Aires, que chegava ao Caí com oito dias de atraso.
As discussões entre seu Antônio Rühe e os Oderich tornaram-se acaloradas neste tempo de guerra, porque seu Antônio tinha antepassados franceses. O início das hostilidades fez reviver nele o velho sangue gaulês, transformando-o num fervoroso defensor da causa aliada. Não era de surpreender, portanto, o calor das discussões. Não estavam mais ali, reunidos, não mais vizinhos e amigos, mas os representantes de duas nações em guerra."


Nenhum comentário:

Postar um comentário