quarta-feira, 6 de abril de 2011

1162 - Gasogênio e alfafa

Estacionado perto do porto de São Sebastião do Caí, o caminhão esperava a vez da sua carga ser transferida para os barcos que a levariam a Porto Alegre
Clique sobre a foto para ver melhor
Esta foto, captada provavelmente na década de 1940, mostra um caminhão carregado principalmente com fardos de alfafa, mercadoria que o Vale do Caí exportava para o país inteiro. A alfafa produzida aqui era considerada a melhor do país e o exército, já na década de 1950, chegou a construír um grande depósito na cidade (o prédio antigo da fábrica Leitz) para facilitar a compra desta preciosa mercadoria. A alfafa era usada para alimentar os cavalos que compunham a cavalaria do Exército Nacional.
O caminhão era movido a gasogênio, como se pode observar pelo grande objeto cilíndrico, ao lado do orgulhoso proprietário do veículo. Na época da guerra, até 1945, o Brasil não conseguia importar gasolina, diesel ou querozene. E, como também não produzia esses combustíveis, o jeito foi apelar para este equipamento rudimentar. Ali se queimava carvão ou lenha e o gás resultante da queima servia como combustível para o motor dos veículos.
Note-se também o intenso comércio que havia próximo ao cais do porto. Os dois prédios que aparecem mais à esquerda ainda estão de pé e bem conservados: no mais à direita, funciona atualmente a casa de festas Fera River.



2 comentários:

  1. Prezado. Sou proprietário de um FORD F 600, que descobrimos um decalque no chassi com as palavras "FORD" e "CAI - R.G. SUL" que acreditamos ser São Sebastião do Cai. E lendo seu blog certamente deve ter sido de alguma empresa desta cidade. Voce poderia entrar em contato comigo no meu e-mail - mayconrok@terra.com.br - para conversarmos melhor.

    ResponderExcluir