quinta-feira, 12 de abril de 2012

1348 - Léo Hans, de ferreiro a grande empresário

Começando como ferreiro, Léo Hans tornou-se grande empresário.
 Morreu num  baile, dançando com sua esposa
Aos 60 anos, Léo Hans procurava se aperfeiçoar fazendo o prestigiado curso Dale Carnegie

Nascido em 5 de março de 1923, de uma família modesta de agricultores, na localidade de São Benedito, Léo Hans tornou-se o dono de uma importante rede de lojas de ferragens, móveis e eletrodomésticos e, também, de uma revenda de motos.
Começou suas atividades empresariais com uma modesta ferraria, em que fabricava e comercializava enxadas, foices e carretas de boi.
Depois de alguns anos, em 1960, seu irmão Arlindo entrou de sócio no negócio e a empresa passou a ser conhecida como Irmãos Hans. Outro irmão, Alcido, também trabalhou na empresa por vários anos.
A empresa cresceu e se modernizou aos poucos. Em 1966  iniciou a comercialização de moto-serras, como representante da empresa Comercial Trilho Otero, de Porto Alegre. Bem sucedida na atividade, a Irmãos Hans passou a comercializar outros produtos destinados ao setor rural.
Procurando sempre expandir o seu negócio, Léo Hans passou a fabricar bases de ferro, desintegradores de milho e conjuntos de serra. Já naquela época, era prioridade a assistência técnica aos seus clientes. O que o ajudou a fidelizar e aumentar a sua clientela.
Em 1974, a loja abriu sua primeira filial, em São Sebastião do Caí, já comercializando móveis e eletrodomésticos, além de microtratores Yanmar. A loja era comandada por Rubi Loef, que era genro de Léo Hans. Em 1977 foi aberta mais uma filial, esta na cidade de Feliz e, nos anos seguintes, as filiais de Salvador do Sul, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, Portão, Montenegro, Nova Hartz e São José do Hortêncio.
No ano de 1980, a empresa recebeu troféu da Stiihl, por ser uma das dez maiores revendedoras das motosserras desta marca. Ganhou, também, uma viagem à Alemanha, onde visitou a matriz da Stihl.
Em 1982, a empresa passou a ser concessionária das Motos Yamaha, setor da empresa que passou a ser dirigida pelo filho e sócio Luiz Hans.
Sempre preocupado em aprimorar-se profissionalmente, Léo fez o Curso Dale Carnegie, que ensina a excelência nas relações humanas e vendas. Ele tinha, então, 60 anos de idade.
Em 1988 as atividades deste empresário de grande visão continuavam evoluindo muito bem. A empresa passou a comercializar tratores Yanmar de quatro rodas e, para isso, abriu nova loja em Montenegro, na RS 240, abrangendo os vales do Caí, Sinos e Taquari.
Mesmo com tanto sucesso, Léo Hans não abandonou os hábitos simples, a sua base familiar e apego familiar. Prova disto é que, na noite de 20 de novembro de 1988, ele participava de uma festa gauchesca, na cidade de Harmonia, onde continuava residindo. Ele dançava com sua esposa, dona Selita, estava pilchado (usando indumentária típica dos gaúchos) quando sofreu um fulminante ataque cardíaco. Neste mesmo ano, a empresa por ele fundada havia completado 40 anos de atividades.
Sua morte não impediu o prosseguimento da empresa, que foi continuada pela família. Em 1997 passou a representar a SLC-John Deere, comercializando seus tratores nos vales do Caí, Sinos, Taquari e Serra. Com isso, a empresa desativou o setor de móveis e eletrodomésticos, passando a dedicar-se exclusivamente à venda de máquinas agrícolas.
No ano 2000 inaugurou filial em Estrela e, em 2001, mais uma filial em Farroupilha, para atender a região da Serra.
Léo Hans e sua esposa Selita Lidia Schuster tiveram cinco filhos: Carmen Maria, Lurdes Maria, Laura, Lúcia, Marcos e Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário