sábado, 5 de maio de 2012

1376 - JBS assume a Frangosul e as suas dívidas

Presidente da JBS, Wesley Batista, anuncia arrendamento da Frangosul e pagamento das dívidas
O anúncio da JBS Friboi, ontem, sexta-feira, na Associação da Doux Frangosul, foi bastante comemorado por funcionários, produtores e por toda a comunidade. A JBS, uma empresa brasileira que é hoje o maior frigorífico do mundo, anunciou o aluguel da Doux Frangosul por dez anos, com a possibilidade de compra de todo o grupo no Brasil. "Estamos assumindo todos os funcionários e o pagamento dos atrasados com os produtores integrados e fornecedores", declarou o presidente da JBS, Wesley Batista. A cerimônia de anúncio, ontem, contou também com a presença de demais diretores da JBS e Doux, do presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, de secretários estaduais da agricultura, Luis Fernando Mainardi, e de desenvolvimento rural, Ivar Pavan, prefeitos da região e demais autoridades.

O valor do aluguel da Doux Frangosul, incluindo os frigorífico de Montenegro, Passo Fundo e no Mato Grosso, não foi revelado. Mas segundo Wesley Batista serão investidos cerca de R$ 300 milhões em seis meses, incluindo pagamentos das dívidas e capital de giro para a retomada da produção. A projeção é de que na próxima semana, com o início do pagamento dos produtores, voltem a ser alojados frangos nos aviários. "A retomada dos abates será entre 15 e 20 de junho", cita o empresário. Ele garante que os salários dos cerca de 2.700 funcionários serão mantidos em dia e que em 60 dias deverão ser pagos todos os atrasados com produtores, que não recebem desde agosto do ano passado. "É uma excelente empresa para se trabalhar", destaca Aristides Vogt, diretor da Doux, que esteve na França tratando do negócio. Muito elogiado por Wesley Batista, Aristides deverá continuar na empresa durante a fase de transição.

O presidente da JBS revelou que a intenção é comprar todo o grupo Doux Frangosul no Brasil, mas não existe interesse nas unidades da França e da Europa. Sobre a opção pelo aluguel (arrendamento), diz que não havia tempo para negociar a compra. Segundo Batista, se esperasse mais uma semana a Doux Frangosul entraria em colapso e dificilmente seria recuperada. A meta é no primeiro mês abater cerca de 840 mil aves por dia e até setembro alcançar a capacidade máxima de um milhão e cem mil abates.

Anúncio muito comemorado
Prefeitos, representantes dos produtores e dos funcionários, comemoraram muito o anúncio da chegada da JBS e a retomada da produção. Conforme Elton Weber, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), uma reunião com a JBS deve acontecer na próxima segunda-feira, para definir o cronograma de pagamentos. Rigoberto Kniest, da Associação dos Produtores Integrados dos Vales do Caí e Taquari, cita que a intenção é começar a alojar frangos já a partir da próxima semana e em questão de trinta dias devem sair os primeiros lotes. “É o melhor presente no aniversário de Montenegro”, comemorou o prefeito Percival de Oliveira, lembrando os 139 anos do município completados neste sábado, 5 de maio. Ele lembrou que a Doux Frangosul, além do grande número de trabalhadores na indústria e na zona rural, é a maior empresa do município e do Vale do Caí. Só em Montenegro responde por 30% do retorno de ICMS do município. Em torno da Doux Frangosul, agora JBS, gira grande parte da economia da região. A empresa foi a principal responsável pelo crescimento da avicultura, que tanto aumentou a renda dos produtores e dos município.

A comemoração se deve também a chegada em Montenegro e da região de uma grande empresa como a JBS, com capacidade de produção de 9 milhões de aves ao dia. Além disso, a JBS possui unidades em diversos estados brasileiros e também nos Estados Unidos, México e Porto Rico, o que demonstra o seu enorme potencial de crescimento. O número de funcionários, agora somados os da Doux Frangosul, chega a 60 mil no país. Só da Doux Frangosul são seis mil trabalhadores com empregos garantidos e mais os 1.500 produtores integrados, além dos prestadores de serviços, comércio e toda a economia.

Para a gestão da Doux Frangosul, foi criada a JBS Aves Brasil, tendo como presidente James Cleary, um executivo de 47 anos com larga experiência no setor de carnes. Irlandês, ele garantiu que os nomes tradicionais das marcas Frangosul, Doux e Lebon serão mantidos. E a expectativa é de mais investimentos em Montenegro e na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário