sexta-feira, 26 de julho de 2013

2417 - Gigante adormecido e o DEAL

Vistos desse ângulo os morros próximos a Montenegro apresentam 
o aspecto de um gigante adormecido e enterrado
Apreciadores do blog do Romélio Oliveira informam que o prédio branco ao lado da usina elétrica (atual câmara de vereadores) pertenceu ao DEAL, Departamento Estadual de Abastecimento de Leite. Antes foi um packing house. Em 1970 a autarquia foi transformada em CORLAC, até ser privatizada em 1993.
Essa foto, feita provavelmente do alto do prédio do Frigorífico Renner, é uma imagem perfeita do lendário gigante adormecido: a imagem formada pelos morros da Pedreira (cabeça), São João (tronco) e do Fagundes (pés).
Um comentário no face de Romélio Oliveira informa, ainda, que a casa da esquina (das ruas  Ramiro com a Álvaro de Moraes) era da família Becker. 
DEAL
O site da COOTALL resume a história do DEAL
No ano 1936, o Governo do Estado do Rio grande do Sul construiu em Porto Alegre um prédio que serviria de Sede para uma Usina de Beneficiamento de Leite que foi arrendada em 1937 para a SABEL - Sociedade Anônima Beneficiadora de Leite. Em 1946, o Governo do Estado retomou os serviços e formou a ELSA - Sociedade de Economia Mista “Entreposto de Leite S/A”. Através do decreto n°22 em janeiro de 1948, o Governo do Estado assumiu o ativo e o passivo da ELSA transformando-a em Autarquia Estadual com o nome de DEAL - Departamento Estadual de Abastecimento de Leite. 
A lei 5.964, de 13 de fevereiro de 1970, autorizou a transformação do DEAL em sociedade de Economia Mista. Assim surgiu CORLAC - Companhia Riograndense de Laticínios e Correlatos, com publicação no Diário Oficial do Estado em 10 de julho de 1970.
Em 1993 através da lei 10.000/93 a CORLAC é privatizada. A partir daí foi iniciado o processo para ser assumida pelos funcionários e produtores de leite.



Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário