domingo, 24 de novembro de 2013

3110 - Residência de Jacob Renner

A casa em que morou Jacob Renner foi construída no início do século XX
e destacava-se como um dos principais prédios da cidade



Nesse grande prédio residencial, situado na rua Capitão Cruz, ao lado da Clínica de Ortopedia Centrotrauma, residiu Jacob Renner. 
Jacob iniciou suas atividades empresariais em Alto Feliz, mas transferiu sua pequena empresa, uma refinaria de banha, para Montenegro. Isso ocorreu no final do século XIX e Jacob instalou-se junto à margem do rio Caí. A sua empresa cresceu espetacularmente ao longo de mais de 60 anos, até transformar-se no Frigorífico Renner, que foi a principal indústria montenegrina ao longo de quase todo esse período.
A fábrica de banha Renner foi fundamental para o desenvolvimento do porto de Montenegro que, no início do século XX era um dos maiores do estado, escoando a produção de grande parte da produção das colônias alemãs do Vale do Cai e das italianas da Serra.
Um do filhos de Jacob Renner foi Antônio Jacob Renner, o A J Renner, considerado um dos vinte maiores vultos do século XX, no Rio Grande do Sul. A J foi o criador de empresas como as lojas Renner, além de fábricas de confecções, tintas, cerâmica, máquinas de costura e outras. Foi o maior empresário gaúcho da primeira metade do século XX.
A J nasceu em Alto Feliz e viveu sua infância em Montenegro, começando a trabalhar na refinaria de banha  do seu pai aos doze anos.
Essa casa foi construída no início do século XX e A  J Renner pode ter morado ali na adolescência, antes  de mudar-se para Porto Alegre, onde estudou e trabalhou e depois para o Caí, onde começou sua atividade empresarial própria.
Essa casa, quando foi construída, parecia tão esplendorosa que foi feito um cartão postal de Montenegro mostrando três grandes construções: o cais do porto, o prédio da cervejaria Jahn e a residência  de Jacob Renner. Veja na  postagem 3107 desse blog.

Foto extraída do site Street Wiew

Nenhum comentário:

Postar um comentário