domingo, 3 de abril de 2016

5199 - São José do Hortêncio, a Picada dos Portugueses

2
Casa Trein
1
Pedro Graebin e Margaretha com a sua família.
4
Confirmação de Willy Becker, bem na dir segunda fila, com pastor Selings
5
Músicos de Hortêncio: Pedro Gutheil é o quarto, da direita para a esquerda, em pé
6
Professor Ernesto Nienow e sua turma
Na abertura oficial da Festa do Aipim de 2016, na cidade de São José do Hortêncio, o jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun lançou seu 13° livro, intitulado História de São José do Hortêncio: a antiga Picada dos Portugueses. A obra, de 264 páginas, publicada pela Editora Oikos, de São Leopoldo, foi resultado de meio ano de pesquisas do autor naquela comunidade.
Nesse período, o escritor visitou 61 famílias e digitalizou 1,2 mil fotografias antigas, sendo que 200 delas estão publicadas em seu livro. Braun registrou a lista das primeiras famílias de Hortêncio, escreveu sobre os primórdios da Igreja Católica e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana na localidade.
3
Também é abordado o envolvimento dos hortencienses no conflito Mucker e há informações sobre as famílias que migraram do antigo vilarejo para várias outras regiões, conhecidas como as “novas colônias”. São José do Hortêncio foi a primeira localidade fundada pelos imigrantes alemães no Vale do Caí. É o berço, em nosso Estado, de centenas de famílias de origem germânica, e é um local onde as famílias preservaram fotografias antigas e arcaicos objetos de seus antepassados.
“Durante vários meses, visitei as pessoas deste lugar para copiar cada acervo familiar e, depois de dezenas de visitas, montei um histórico deste município a partir das histórias familiares”, destaca Braun. “Também procurei material escrito pelos padres jesuítas e pelos pastores da Igreja Evangélica, para completar algumas lacunas desta história e poder entregar a esta coletividade o primeiro livro sobre São José do Hortêncio”, ressalta o escritor.
Fotos pesquisadas por Felipe Kunh Braun e reproduzidas no seu livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário