sábado, 18 de junho de 2016

5205 - Nenê Souza, vereador, comerciante a acacicultor do bairro Conceição



Nenê Souza: o primeiro vereador do Vale da Conceição

O saudoso João Inácio de Souza Filho, carinhosamente chamado Nenê Souza, foi o primeiro vereador do Vale da Conceição, na 2ª Legislatura de São Sebastião do Caí, anos de 1952 até 1955. Neste período ser vereador era uma  honra poder representar sua comunidade do Parlamento Caiense, sem receber vencimentos. Cada vereador tinha sua atividade profissional, não necessitando destes vencimentos para completar sua renda.
Nenê Souza era comerciante e agricultor. Era plantador de mato de acácia. E, juntamente com a sua saudosa esposa Cenilda Hoff de Souza, administravam a Comercial Nenê Souza, que vendia alimentos e tecidos.
Nenê Souza nasceu dia 21 de maio de 1910 e faleceu em 7 de junho de 1970, de um taque cardíaco, assistindo o jogo Brasil e Inglaterra, que o Brasil venceu por 1x0. Foi transferido da sua residência, avenida Nelson Hoff, 1355, bairro Conceição, até o Hospital Sagrada Família, em São Sebastião do Caí, e atendido pelo saudoso médico, Dr. Bruno Cassel, mas não resistiu e veio a falecer. Deixou enlutados sua esposa Cenilda Hoff de Souza, que nasceu dia 12 de julho de 1912 e veio a falecer dia 29 de novembro de 1998, seu filho, o engenheiro civil, Dr. Percival Inácio de Souza e sua esposa Maria Alba Fortini. Também enlutados sua filha, a professora Jeanette Conceição de Souza Trein e seu genro, o ex-empresário  Édio Otto Trein. Netos: engenheiro civil   Júlio Fortini de Souza e a dentista Ana Lúcia Fortini de Souza Duvelius, a professora estadual de portugues Magale Jeanette Trein Nienov e o advogado de assuntos previdenciários Giovane Édio Trein.
O atual projeto da avenida Nelson Hoff foi elaborado pelo seu filho, o engenheiro civil, Dr. Percival Inácio de Souza e a pavimentação asfaltica foi executada na gestão do Prefeito Gerson Veit, juntamente com a rua Nenê Souza, esta dando acesso a rua da Escola Estadual Thomé Antônio de Azevedo.(Por Édio Otto Trein).

Foto Nenê Souza recebendo o diploma de Vereador caiense. 

Foto e texto do acervo de Édio Trein

Nenhum comentário:

Postar um comentário