segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

5290 - De Santa Rita a Nova Santa Rita

Capela de Santa Rita de Cassia deu nome ao município de Nova Santa Rita

No dia 11 de fevereiro de 1884, em Santana do Rio dos Sinos, no lugar denominado “Picada do Vicente”, Justino Batista e sua mulher, Rita Carolina Martins, doaram um terreno para construção de uma capela. 
Rita pediu que a capela fosse em louvor à Santa Rita de Cássia e isto deu origem ao nome do município. No início do século XX, a área abrangida pelo Município de Nova Santa Rita fazia parte integrante de São Sebastião do Caí como 6º distrito. Permaneceu nesta situação até 28 de junho de 1939, quando Canoas emancipou-se do município de Gravataí e anexou Santa Rita ao seu território, passando  a ser o 2º Distrito de Canoas e tendo como sede a localidade de Berto Círio. 
Em 1987, aconteceu um movimento emancipacionista que foi derrotado nas urnas. Em 1991, foi organizada uma comissão de moradores para trabalhar pelo movimento pró-emancipação, saindo vitorioso em plebiscito realizado no dia 10 de novembro, com mais de 64% dos votos válidos. 
Em 20 de março de 1992, através da Lei Estadual nº 9585/92, sancionada pelo governador Alceu Collares, foi criado o município de Nova Santa Rita. Em 3 de outubro do mesmo ano foi realizada a eleição municipal que elegeu Odone Machado Ramos  como primeiro prefeito de Nova Santa Rita, o vice-prefeito João Luís Alves e os nove vereadores.

Fonte: site da Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário