domingo, 4 de março de 2018

5335 - Tupandi superou Caí na arrecadação de ICMS e tende superar Portão


Quando emancipou-se, em 1989, Tupandi era o município 
mais pobre da região. Hoje é o que apresenta maior renda per capita

REGIÃO - A arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) num município é proporcional à sua atividade econômica.
Por isso o valor da arrecadação de ICMS nos municípios serve como um indicador da grandeza econômica desse município.
O Fato Novo vem, há muitos anos, divulgando análises estatísticas do desenvolvimento em cada um dos vinte municípios que compõem o Vale do Caí.
Essas análises mostraram claramente que, nos municípios que mais incentivaram os seus produtores a criar aves e suínos o progresso foi muito maior do que nos demais.
Tupandi, cuja prefeitura foi a pioneira no incentivo forte à produção de aves e suínos começou a destacar-se dos demais municípios da região desde que, em meados da década de 1990 , criou um fortíssimo incentivo para os produtores rurais investirem no setor das aves e suínos.
Os resultados vieram rapidaente e durante toda a década de 2000 a 2010 o crescimento dessa atividade continuou a evoluir de uma forma impressionante.
E esse crescimento econômico segue acon-tecendo agora. Como se vê na tabela aqui publicada,  
Tupandi já superou o Cai em arrecadação de ICMS e está prestes a superar Portão neste mesmo quesito.
Isso é impressionante porque a população de Tupandi sete vezes maior do que a de Portão.
Quando mostra o sucesso  espetacular alcançado por Tupandi no seu desenvolvimento, o Fato Novo não quer humilhar os habitantes dos municípios não tão bem sucedidos.
O que pretendemos fazer é conscientizar os leitores e as autoridades quanto ao grande retorno que os municípios da região podem obter caso criem um programa de incentivo a esse setor produtivo que já foi capaz de enriquecer municípios, que antes eram pobres em comunidades muito prósperas.
Tupandi deu o exemplo e vários municípios da região o seguiram e se beneficiaram disso. O Fato Novo cumpre o seu papel ao noticiar as boas iniciativas das prefeituras e incentivar as demais a seguir esses bons exemplos.
Os municípios de Linha Nova, São José do Sul,  São Vendelino, Maratá, São Pedro da Serra e Pareci Novo seguiram o modelo de desenvolvimento adotado por Tupandi e, hoje, figuram entre os mais ricos da região.

Matéria publicada no jornal Fato Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário