terça-feira, 24 de dezembro de 2013

3281 - Um passeio fotográfico por Bom Princípio e Feliz

Antiguo 08-02-2010, 07:48:45  #1
Rene Hass

Avatar de renehass

Fecha de Ingreso: Dec 2006
Ubicación: Porto Alegre Continente de São Pedro
Mensajes: 3.601
Likes (Received): 374

RS – Feliz e Bom Princípio – verão de 2010 – duas pequenas e encantadoras cidades colonizadas por imigrantes alemães no Vale do Caí, não tão distantes de Porto Alegre

Feliz e Bom Princípio (RS)

Introdução:

Este thread tem como objetivo mostrar um pouco de duas cidades gaúchas situadas no Vale do CaíBom Princípio e Feliz. Visitei essas duas cidades recentemente com o escopo de fotografá-las. Meu interesse maior foi em Feliz, razão pela qual há mais fotos de Feliz do que de Bom Princípio aqui. E por haver mais fotos de Feliz, optei por iniciar esse thread com essa cidade, embora geograficamente Bom Princípio esteja mais perto de Porto Alegre, significando que das duas foi a cidade que eu visitei primeiro.

De comum entre as duas cidades, ambas ficam no Vale do Caí, não foram fundadas e sim colonizadas por imigrantes alemães, são grandes produtoras de morango e não são cidades turísticas.

Essas duas ficam a caminho de Bento Gonçalves e Garibaldi, cidades mais procuradas pelos turistas. Bom Princípio é passagem obrigatória para quem se dirige aBento Gonçalves e Garibaldi a partir de Porto Alegre. Para visitar Feliz, por outro lado, é preciso sair da estrada principal um pouco (RS-122) e entrar na RS-542 e rodar poucos quilômetros. Assim, se você pretende um dia conhecer Bento Gonçalves e Garibaldi, pare um pouco em Bom Princípio e Feliz.

Agora, vamos às fotos. Todas as fotos aqui foram tiradas por mim em fevereiro de 2010, com exceção, obviamente, das fotos tiradas de satélite. E todas as fotos estão comentadas.

As fotos estão distribuidas em três partes, todas publicadas de uma vez só. Espero que apreciem muito o que vão ver.

Foto 01: Foto de satélite (Google Earth) mostrando as cidades de Bom Princípio (canto inferior esquerdo) e Feliz (canto superior direito). O rio sinuoso é o rio Caí.


Parte I - Feliz

Início da colonização alemã na cidade: 1846
Emancipação: 1959
Distância de Porto Alegre: aproximadamente 85 km
População estimada: 11.316 habitantes (2000)
Página oficial na Internet: http://www.feliz.rs.gov.br
Comentário meu: Uma cidade encantadora onde ainda é possível encontrar pessoas falando em dialeto alemão e outras falando português com sotaque.

Foto 01: Foto de satélite (Google Earth) mostrando o núcleo urbano de Feliz, cortado pelo rio Caí. Maior parte da cidade fica no lado direito do rio Caí. Este rio corre em direção sul e tem sua foz no rio Jacuí, na região metropolitana de Porto Alegre, junto ao delta do Jacuí.


Foto 02: É uma contrução enxaimel fake e é um prédio público no centro da cidade.


Foto 03: Rua no centro de Feliz.


Foto 04: A casa em primeiro plano é original de fábrica.


Foto 05: Outra rua no centro de Feliz.


Foto 07: Essa é uma das construções mais interessantes de Feliz. Gosto muito dela, apesar de quase estar literalmente ruindo, em função de seu estilo. No andar térreo, enxaimel legítimo em apenas um pedaço. No andar superior, madeira. E para completar, o teto de zinco. Das outras vezes que eu visitei Feliz, havia um bar funcionando nesse prédio. Estava fechado quando eu tirei essa foto. Mas parece haver alguém morando no andar de cima, pois há uma antena de TV a cabo pendurada ali. Atrás dessa construção, há um barranco e o rio Caí. Ao lado dela (não aparece na foto, está a ponte de ferro sobre o rio Caí.


Foto 08: O mesmo prédio da foto acima. Observem que o estilo enxaimel está presente em apenas uma parte da construção.


Foto 09: O rio Caí cortando Feliz. A cor achocolatada é em função das cheias. Normalmente, o nível dele é mais baixo do que está aparecendo nesta foto.


Foto 10: O rio Caí com zoom. Foto tirada do mesmo local que a foto anterior.


Foto 11: Mais um casarão antigo no centro de Feliz, arquitetura típica dos imigrantes alemães. O sótão é tão grande que parece um andar (na verdade, é).


Foto 12: A ponte de ferro (Ponte Metálica) que cruza o rio Caí, fazendo a ligação entre as duas partes da cidade. Passa um carro por vez, e tudo muito organizado sem a necessidade de semáforo.


Foto 13: Uma foto da rua na outra metade de Feliz, depois de cruzar a ponte metálica. As torres das igrejas lá no fundo estão do outro lado do rio Caí (que não aparece na foto).


Foto 14: O mesmo local da foto anterior, sem zoom.


Foto 15: Um bairro de Feliz morro acima.


Foto 16: Eu não sei se é a prefeitura de Feliz. Alguém que conhece bem o local, me corrige, por favor, se eu estiver errado.


Foto 17: Câmera dos Vereadores de Feliz


Foto 18: Para os amantes de construções mais atuais, eis uma casa moderna no centro de Feliz. Eu normalmente não me atraio em fotografar casas assim. Mas como achei bonita e sei que tem um monte de gente que tem orgasmos ao ver casas modernas, associando-as com o desenvolvimento de um lugar, eis minha homenagem nesta e em outras fotos a seguir.


Foto 19: Mais casa nova. Notei que esse estilo – em vários níveis de telhado e chão – está sendo o favorito nas cidades nos vales e na Serra Gaúcha.


Foto 20: Mais uma casa nova, a última. Mostrei apenas três, mas há várias delas espalhadas pela cidade.


Foto 21: Uma rua do centro de Feliz e um predinho novo de quatro andares. Feliz não têm prédios muito mais altos do que isso.


Foto 22: Uma casinha antiga e muito bem cuidada. Apesar das antenas denunciando os novos tempos, um mimo de casa mantendo suas características originais. Parabéns aos seus donos.


Foto 23: Uma casa colonial com telhado de zinco no centro de Feliz.


Foto 24: Porta de entrada da igreja católica (Paróquia Santa Catarina) no centro de Feliz.


Foto 25: Juro que quando li pela primeira vez, entendi “Centro Caquético”.


Foto 26: Rua no centro de Feliz.


Foto 27: Outra rua no centro de Feliz. Percebi que a maioria das ruas no centro são asfaltadas – e atenção, sem buracos. Essa é uma exceção, já que é de paralelepípedos.


Foto 28: Mais centro.


Foto 29: Mais um belo exemplo de casa original em enxaimel, bem cuidada. Alguns podem divergir da cor, já que normalmente as casas em enxaimel não brancas e as madeiras que compõem a sua estrutura, quando pintadas, são marrons. Nessa casa, os moradores tiveram a preocupação de combinar as cores, pintando as madeiras com um rosa mais escuro.


Foto 30: A mesma casa da foto anterior vista de um outro ângulo, mostrando a lateral. Observem que o sótão é de madeira.


Foto 31: Belíssimo casarão colonial, ainda original de fábrica, com exceção do cano de PVC no canto esquerdo usando para escoar a água da chuva.


Foto 32. Uma das construções mais horrendas que eu já. Mas acho também tem que ser mostrado. Esse prédio totalmente fake é o ginásio de esportes de Feliz. A cidade não merecia, em meio a tantos casarões originais, ter um prédio assim.


Foto 33: A Igreja de Santa Catarina vista dos fundos.


Foto 34: Uma casa colonial pequena e simples, mas bem cuidada. Tem duas descaracterizações – o toldo sob a porta e uma janela basculante escondida pela árvore – mas está perdoada. Pelo menos a janela do sótão é original.


Foto 35: Interessantíssima casa colonial com arcos na frente.


Foto 36: A igreja evangélica de confissão luterana.


Foto 37: Não sei definir o estilo, mas achei interessante.


Foto 38: Olhem só o que eu descobri. Uma casa de madeira com lambrequim.


Foto 39: A mesma casa da foto anterior. Eu também não sei definir esse estilo. Ele tem uma mistura de madeira com exaimel.


Foto 40: Mais uma foto da igreja evangélica.


Foto 41: Olhem outra coisa que eu descobri: uma casa em estilo enxaimel ainda original de fábrica, sem nenhuma adaptação para os tempos atuais. Notem que há uma senhora sentada à frente da casa, provavelmente uma de suas moradoras. Eu queria tirar mais fotos dessa casa, mas aquela senhora e outra mulher, provavelmente sua filha, me olharam com reprovação e desconfiança. Daí eu fiquei sem jeito e não tirei tantas fotos. Só algumas.


Foto 42: A mesma casa enxaimel da foto anterior.


Foto 43: A mesma casa das fotos acima, vista de lado, já que ela é uma casa de esquina.


Foto 44: Essa foto é bem interessante. O que vocês estão vendo é uma cerca feita com vegetação. Mas diferentemente das cercas com vegetação, normalmente trepadeiras, o proprietário dessa casa fez arcos onde a vegetação tomou conta. O resultado final são esses arcos de vegetação. Nesse primeiro, é a entrada da garagem. E não há portões ou cercas de metal ou madeira. Há apenas isso que vocês vêem nas fotos.


Foto 45: Deve ser a casa do pastor da igreja luterana.


Foto 46: Apesar do mau estado de conservação, não deixa de ser bela.


Foto 47: Mais uma da igreja luterana.


Foto 48: Mal cuidada, mas bela.


Foto 49: Hospital Schlatter.


Foto 50: Uma casa perto do Hospital Schlatter.


Foto 51: O cemitério. Deve ser evangélico.


Foto 52: O mesmo cemitério da foto anterior, visto de outro ângulo.


Parte II – A estrada entre Bom Princípio de Feliz

Bom Princípio fica à margem da RS-122, que é a estrada que liga São Leopoldo (RM de Porto Alegre) até Garibaldi e Bento Gonçalves. Para chegar a Feliz, é preciso sair da RS-122 e entrar na RS-542. As fotos abaixo foram tiradas na RS-122.

Foto 53: Uma casa colonial à beira da estrada.


Foto 54: Uma placa publicitária informado sobre a Festa da Uva, evento que ocorrerá no final deste mês (fevereiro) em Caxias do Sul.


Foto 55: Uma geral da estrada (RS-122). Ela está duplicada até as proximidades de São Vendelino. Depois disso, quando ela começa a subir a serra em direção a Garibaldi e Bento Gonçalves, ela deixa de ser duplicada.


Parte III – Bom Princípio

Povoação: por volta de 1814
Início da colonização alemã na cidade: 1840 (ano provável)
Emancipação: 1982
Distância de Porto Alegre: aproximadamente 76 km
População estimada: 10.910 habitantes (2007)
Página oficial na Internet: http://www.bomprincipio-rs.com.br
Comentário meu: A cidade parece estar se descaracterizando de sua arquitetura colonial.

Foto 56 – Foto de satélite (Google Earth) mostrando o núcleo urbano de Bom Princípio.


Foto 57: Acho que essa casa pertence aos Irmãos Maristas, já que ela fica ao lado de um Colégio Marista.


Foto 58 – Ao fundo, a Igreja de Nossa Senhora da Purificação.


Foto 59 – Eu não sei como se chama essa construção que lembra um coreto. Dentro dela, há um Jesus Cristo crucificado. Essa construção fica ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Purificação.


Foto 60: O cemitério atrás da igreja.


Foto 61: Torre da Igreja de Nossa Senhora da Purificação.


Foto 62: Essa foto denuncia um crime em andamento. Observem bem o que o proprietário dessa casa colonial está fazendo. Um avanço de concreto com telha estilo brasilit e cinco colunas, sob o qual o carro está estacionado. Essa casa deveria ser tombada pelo patrimônio público e o ministério público deveria intervir para impedir esse crime contra a arquitetura e, acima de tudo, contra a história da imigração alemã. Ainda há tempo.


Foto 63: Mais uma da casa onde o crime está acontecendo e as autoridades não fazem nada para impedir.


Foto 64: Uma rua tranqüila de Bom Princípio.


Foto 65: A Igreja de Nossa Senhora da Purificação.


Foto 66: A primeira casa do lado direito é uma capela mortuária.


Foto 67: Uma família de gansos, linda, leve e solta pela calçada.


Foto 68 – A casa de onde a família ganso (foto anterior) deve provavelmente ter saído. Eis um exemplo de uma bela casa colonial bem conservada. Quando se tem dinheiro e força de vontade, consegue-se.


Foto 69 – Uma rua de Bom Princípio, com casas modernas.


Foto 70: Por último, o morango gigante de Bom Princípio. Esse morango é portão de acesso ao parque onde acontece um festival do morango. O site oficial da prefeitura, infelizmente não traz informações sobre esse festival, mas estampa a página de abertura com uma foto desse morango gigante.


Bom, espero que tenham gostado das fotos. Nos próximos dias, estarei colocando aqui mais outros threads de meus passeios recentes pelos vales e serra do Rio Grande do Sul. Colocarei um thread sobre o Vale dos Vinhedos, um sobre o Caminho de Pedras (Bento Gonçalves) e um sobre São Vendelino. Só não sei qual colocarei primeiro. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário